1111


jardinagem


cascatas


lagoss



banner pagseguro png cópia

Peixes

 

peixes 
 
 

Os peixes são animais vertebrados, aquáticos, tipicamente ectotérmicos, que possuem o corpo fusiforme, os membros transformados em barbatanas ou nadadeiras (ausentes em grupos mais basais) sustentadas por raios ósseos ou cartilaginosos, as guelras ou brânquias com que respiram o oxigénio dissolvido na água (embora os dipnóicos usem pulmões) e, na sua maior parte, o corpo coberto de escamas.

Os peixes são encontrados nos mais variados ambientes aquáticos e caracterizam-se por serem o grupo mais numeroso e diversificado entre os vertebrados. Esse grupo inclui os agnatos, que não possuem mandíbula, os peixes cartilaginosos, que possuem esqueleto formado por cartilagem,e os peixes ósseos, que possuem o esqueleto ósseo.

Os peixes possuem um sistema digestório completo, com intestino terminado em cloaca nos peixes cartilaginosos e em ânus nos peixes ósseos.

O sistema excretor desses animais é formado por um par de rins. Nos peixes cartilaginosos, é excretado principalmente ureia, e nos peixes ósseos observa-se a eliminação de amônia.

O sistema circulatório é fechado e observa-se a presença de um coração com duas cavidades: um átrio e um ventrículo. Nesse importante órgão bombeador de sangue, há apenas sangue venoso. Para viver no meio aquático, os peixes apresentam uma grande quantidade de adaptações, destacando-se a presença de brânquias. 

Esses órgãos em formato de lâmina e ricamente vascularizados permitem a troca gasosa entre a água do meio e o sangue do animal, o que constitui a respiração branquial.

A água inicialmente entra pela boca e é conduzida até as branquias, por onde é eliminada pelas fendas branquias. Além da presença de brânquias, os peixes possuem um corpo com formato hidrodinâmico que auxilia a movimentação na água.

Normalmente os peixes apresentam o corpo fusiforme, ou seja, alongado e com as extremidades afiladas, o que possibilita uma melhor natação.

Atualmente, considera-se o tubarão como o peixe com melhor hidrodinâmica. Além do formato característico, os peixes possuem uma grande quantidade de muco em sua pele, o que ajuda a diminuir o atrito com a água.

O muco, assim como as escamas, também possui papel importante na proteção do peixe contra patógenos.

Destaca-se também a presença de nadadeiras, que variam em forma, tamanho e posição em cada espécie de peixe.

Essas estruturas possuem como principais funções: manter o equilíbrio do peixe, ajudar na mudança de direção e profundidade e atuar como propulsoras, como é o caso da nadadeira caudal.Além de necessitarem de adaptações para facilitar a natação, os peixes precisam de estratégias para evitar o afundamento, uma vez que possuem densidade maior do que a da água.

A flutuação é garantida em peixes cartilaginosos pela presença de um fígado desenvolvido e com grande quantidade de gordura. Já em peixes ósseos, existe a presença de uma bexiga natatória,um órgão hidrostático que permite que o peixe nade para o fundo e para a superfície.

Os peixes possuem poderosos e eficientes órgãos sensoriais, como a linha lateral. Essas estruturas localizadas lateralmente no peixe permitem que o animal consiga captar movimentos na água e, consequentemente, evitar predadores.Além das linhas laterais, os peixes contam com lobos olfativos desenvolvidos, que permitem a percepção de cheiros, e com as ampolas de Lorenzini, que permitem a captação de correntes elétricas produzidas por outros animais. Essas ampolas são encontradas apenas em peixes cartilaginosos.

A reprodução dos peixes varia de grupo para grupo. Nos cartilaginosos, ocorre fecundação interna; já na maioria dos peixes ósseos, ocorre fecundação externa. Nos peixes ósseos, pode-se observar em algumas espécies o desenvolvimento indireto com a formação de larvas e o desenvolvimento de uma fase denominada de alevino.

Curiosidade: Existem peixes que possuem uma espécie de pulmão primitivo, uma estrutura ricamente vascularizada e ligada à faringe. Um exemplo desse tipo de peixe é a piramboia.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

fontes


aquarismo


projetos

 


fontes copia site

Site Seguro

 

Redes Sociais