1111


jardinagem


cascatas


lagoss



banner pagseguro png cópia

Paisagismo


No Brasil, quando falamos em inverno a imagem que criamos é muito mais agradável do que uma paisagem coberta de neve, árvores com galhos secos e desfolhados e claro, ausência completa de flores. Tomando os devidos cuidados, as plantas dos jardins e dos vasos podem resistir bem aos efeitos do frio, chegando bonitas e sadias na primavera. Além disso, muitas espécies enfeitam e colorem nosso inverno, pois florescem nesta época.

As plantas de interior devem ter suas regas reduzidas. Nesta época do ano, com a redução do calor, diminui também a necessidade de água nas plantas. Todo o excesso de umidade acaba sendo convertido em problemas: apodrecimento das raízes, proliferação de fungos e insetos sugadores, etc.


Quanto às adubações, são recomendadas apenas para as plantas que se desenvolvem e florescem no inverno. Árvores, arbustos e cercas-vivas podem ser podados nesta época, desde que não estejam florindo. O período também é bom para fazer o transplante de trepadeiras, arbustos e árvores que estiverem em seu período de dormência.

Em julho e agosto, as roseiras devem ser podadas e adubadas com adubo orgânico. É a chamada poda anual das roseiras. A sabedoria popular afirma que o período mais propício para a poda é a Lua Minguante, quando o fluxo de energia da planta se volta para as raízes (na dúvida, não custa tentar). Em regiões mais frias, é recomendável aguardar a passagem das geadas sendo, portanto, o final do inverno o período mais indicado. Já nas regiões mais quentes, onde as geadas são quase raras, a poda pode ser feita no mês de julho.

Gramados

Muita gente fica preocupada com o gramado durante o inverno e, às vezes, exagera nos cuidados. Nos meses frios, a grama merece realmente alguns cuidados: limpeza, aeração e cobertura, mas sem dramas!
Limpeza: Deve começar com a retirada das ervas daninhas, de preferência manualmente para que sejam extirpadas as raízes. Depois disso, a grama pode ser aparada.
Aeração: Após o corte, é recomendável recolher o excesso de aparas, pois durante o inverno é preciso garantir a aeração do gramado. Retire os restos do corte com um ancinho ou uma vassoura de arame – a tarefa vai melhorar a aeração e a luminosidade e, ainda, diminuir a temperatura e umidade junto à grama, fatores que facilitam o surgimento de doenças. Outra medida que contribui para aumentar a circulação de ar entre as raízes da grama é fazer perfurações finas e profundas no solo, manualmente, usando uma ferramenta apropriada. É preciso, entretanto, tomar cuidado para não perfurar e danificar demais as folhas.
Cobertura: Em algumas regiões onde o inverno não é muito rigoroso, costuma-se dispensar a cobertura do gramado. Entretanto a prática não é indicada apenas como proteção contra o frio e geadas. A cobertura com terra vegetal incorpora ao solo alguns nutrientes e também ajuda a nivelar o gramado, cobrindo eventuais buracos. Não é preciso adicionar adubo à terra – nesta época a grama está em estado de repouso e a adubação não será bem aproveitada. Também não é preciso “soterrar” a grama: uma camada de no máximo 3 cm de altura é suficiente para cumprir a função. Caso o gramado apresente falhas, aproveite para corrigi-las antes da cobertura, completando as áreas com pedaços de placas de grama da mesma espécie. Após a cobertura, regue o gramado para ajudar a incorporar a terra.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, não é difícil obter um efeito florido no jardim, mesmo nos meses de inverno. O cultivo de floríferas garante o colorido e a vida nos jardins e canteiros, alegrando os dias frios. Os jardins localizados principalmente nas regiões mais ao sul do Brasil, onde o clima é mais ameno, podem ser enriquecidos com a introdução de plantas herbáceas floríferas de ciclos curtos ou anuais, especialmente no inverno.

Para que isso ocorra com êxito, precisamos nos preparar desde os meses de abril e maio, pois, entre a sementeira e o início da floração é necessário um mínimo de 60 dias. É bem possível ter uma exuberante floração em pleno inverno, mesmo em locais muito frios e sujeitos a geadas.

A floração de várias espécies ocorre sem interrupção durante meses, já outras são consideradas perenes como as iresines, a onze-horas e o gerânio, que podem durar até dez anos num jardim. O cultivo das anuais pode parecer primeiramente complicado, mas qualquer um que aprecie a jardinagem pode fazê-lo sempre tomando os cuidados básicos da semeadura que pode ser feita num canteiro, caixote ou estufim, abrigados com mistura de terra vegetal de boa drenagem e rega cuidadosa.

Não é aconselhável colocar muito adubo químico nas sementeiras. Após a germinação e enraizamento, as pequenas mudinhas devem ser repicadas, ou seja, separadas e plantadas em local definitivo.

 

Conheça as plantas mais indicadas para os jardins de inverno.


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

amorperfeito

 

Nome Popular: Amor Perfeito
Nome Científico: Viola tricolor
Família (Cronquist): Violaceae
Gênero: Viola


 




 

foto-boca-de-leao-1 Nome(s) Popular(es): Boca-de-leao,
Snapdragon
Nome Científico: Antirrhinum majus
Família (Cronquist): Scrophulariaceae
Gênero: Antirrhinum

 





lobelia03-500x500 Nome Popular: Lobélia
Nome Científico: Lobelia erinus L.
Nome(s) Popular(es): Lobélia-azul
Gênero: Lobelia



 




cravina-barbatus-sortida

Nome Popular: Cravina
Nome Científico: Dianthus barbatus
Família (Cronquist): Caryophyllaceae
Gênero: Dianthus


 





calendulaNome Popular: Cadêndula
Nome Científico: Calendula officinalis
Família (Cronquist): Compositae
Gênero: Calendula


 





cineraria Nome Popular: Cinerária
Nome Científico: Senecio cruentus [Masson ex L'Hér.] DC. = Pericallis cruenta [Masson ex L'Hér.] Bolle
Nome(s) Popular(es): Cinerária-dos-floristas, Senécio
Gênero: Senecio


 





angelica_0Nome Científico: Polianthes tuberosa
Família (Cronquist): Agavaceae
Gênero: Polianthes




 




azaleiaNome Científico: Rhododendron indicum
Família (Cronquist): Ericaceae
Gênero: Rhododendron





 



bicodepapagaio Nome Científico: Euphorbia pulcherrima
Nome(s) Popular(es): Bico-de-papagaio, Poinsetia
Família (Cronquist): Euphorbiaceae
Gênero: Euphorbia



 




foto-ciclame-03 Nome Científico: Cyclamen persicum Mill.
Nome(s) Popular(es): Ciclamen-da-Pérsia
Gênero: Cyclamen





 



Erythrina_speciosaNome Científico: Erythrina speciosa
Autor: Andrews
Nome(s) Popular(es): Candelabro, Eritrina-candelabro, Mulungu-do-litoral
Família (Cronquist): Fabaceae
Família (APG2): Fabaceae
Gênero: Erythrina


 



Kalanchoe_blossfeldiana_PoellnNome Científico: Kalanchoe blossfeldiana Poelln.
Nome(s) Popular(es): Calancoê, Flor-da-Fortuna

Gênero: Kalanchoe




 
Nome Científico: Wisteria sinensis
Família (Cronquist): Leguminosae
Gênero: Wiste





wisteria_sp

Nome Científico: Wisteria sinensis

Família (Cronquist): Leguminosae
Gênero: Wisteria



 





giesta-5Nome Científico: Spartium junceum

Família (Cronquist): Leguminosae
Gênero: Spartium




 




s_cravoNome Científico: Dianthus caryophyllus

Autor: L.
Família (APG2): Caryophyllaceae
Gênero: Dianthus
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

fontes


aquarismo


projetos

 


fontes copia site

Site Seguro

 

Redes Sociais